Diferença entre Público-Alvo e Persona?

Diariamente eu recebo, através das minhas redes sociais, alguma pergunta sobre qual a diferença entre público-alvo e persona?

Para que sua estratégia de Marketing Digital tenha sucesso, não basta apenas oferecer bons conteúdos, é preciso conhecer muito bem quem serão as pessoas impactadas.

Antes de mais nada, existem dois conceitos que precisam ser bem entendidos: Público-alvo e persona.

Neste post, vou explicar os conceitos e diferenças, então, continue a leitura e confira!

Diferença entre Público-Alvo e Persona.
Diferença entre Público-Alvo e Persona

O que é Público-Alvo?

O público-alvo é um conceito que faz referência a um determinado segmento social, ou seja, uma fatia da sociedade para qual os serviços e produtos que você oferece podem ser úteis.

Para determinar seu público-alvo é preciso realizar uma série de pesquisas para identificar características em comum no grupo ao qual sua estratégia será focada.

Nesse sentido, para compor o público-alvo é preciso considerar características demográficas, comportamentais e socioeconômicas desse grupo.

Dados como idade, sexo, classe social, localização, educação e profissão são valiosos para essa delimitação.

Como definir o Público-Alvo.

Vamos imaginar uma marca que vende artigos premium para barbear online.

Após realizar uma pesquisa, determinou-se que o público é formado por homens, entre 25 e 50 anos, com renda entre 4 e 10 salários-mínimos, moradores de capitais, que tenham barba e gostem de manter a aparência sempre em dia.

Com uma simples pesquisa você já coletou dados suficientes para definir seu público-alvo.

A Importância do Público-Alvo.

O público-alvo é uma excelente maneira de você trabalhar com segmentação de mercado, ou seja, você irá entender quem é o seu foco e para qual fatia da população você deve se comunicar.

Diferença entre Público-Alvo e Persona.
A importância do Público-Alvo

Após definir seu público-alvo, você elimina uma quantidade de pessoas que possivelmente seriam impactadas com seus anúncios e que não apresentam nenhum interesse no seu conteúdo.

O objetivo é focar seus esforços para atingir determinada parcela da população que realmente esteja interessada no seu produto.

Em seguida, temos que destacar que essa delimitação irá otimizar seus investimentos em campanhas e anúncios.

O que você precisa avaliar para definir seu Público-Alvo?

Para definir o seu público-alvo, é importante avaliar todas as informações já abordadas neste artigo como:

Idade média do grupo de pessoas, sexo, poder aquisitivo, qual a classe social e principalmente seus hábitos de consumo.

Portanto, quanto mais específico você for, mas acertada será sua previsão.

O que é Persona?

O conceito de persona tem uma proposta diferenciada, diante das novas necessidades e especificação mais detalhadas do público foi que ele surgiu.

Em outras palavras, podemos definir persona como uma representação fictícia de um consumidor padrão, ou seja, quando você definir sua persona você precisa imaginar o cliente ideal para o seu negócio.

Para definir a persona não captamos apenas dados como idade, sexo, profissão etc., é preciso reunir quais são os seus comportamentos e características como informações demográficas, sonhos, suas motivações, metas, desafios entre outros.

Como definir sua Persona.

Por analogia, vamos utilizar a mesma marca de produtos premium para barbear, desta forma, definimos persona como:

Homem de 40 anos, com 02 filhos, recebe cerca 7 salários-mínimos, reside em bairro de classe média e que encontra nos produtos uma forma de manter uma boa aparência, logo, seu principal objetivo é manter um aspecto jovem utilizando os produtos da marca.

Você consegue identificar a diferença entre público-alvo e persona?

Fórmula Negócio Online

A importância de criar uma Persona.

Ter um bom entendimento do seu público-alvo é fundamental, entretanto, criar e conhecer sua persona lhe dará muito mais confiança em qualquer estratégia de comunicação que você desenvolver.

A persona impacta diretamente em diversos aspectos do seu negócio, por este motivo, seja bastante criterioso quando definir sua persona.

Um dos maiores benefícios na criação de personas é a real possibilidade de identificar quem realmente é o seu público.

Focar no mapeamento de personas também irá lhe ajudar a criar uma estratégia de marketing, desta forma, você não perde tempo criando campanhas que não têm nenhuma ligação com sua persona.

Diferença entre Público-Alvo e Persona.
Foco direcionado na Persona

Uma grande diferença se comparado ao público-alvo é que persona você pode utilizar em todas as etapas de vendas e marketing.

Principais vantagens de trabalhar com Personas.

Reduzir Objeções:

Reduzir as objeções de compra é sem dúvida uma das maiores vantagens de trabalhar com personas.

Quando você analisa o perfil da sua persona, é possível identificar quais são suas maiores necessidades, objetivos e quais suas dúvidas e obstáculos para finalizar uma compra.

Comunicação:

Outra vantagem que vale a pena destacar é quanto mais você conhece sua persona, melhor será sua forma de se comunicar com ela.

Quanto melhor for sua comunicação, maiores serão suas chances de conquistar confiança e despertar o interesse dessas pessoas, ou seja, contribuindo para se tornarem consumidores do seu produto.

Importante destacar que uma boa comunicação deve acontecer não só na pré venda mais também no pós venda.

Continuar se comunicando com seu cliente mesmo após realizar uma venda tende a fidelizar o seu público e agrega como mais um diferencial competitivo.  

Rentabilidade:

Quando você mantém uma boa comunicação com seu público é possível que você aumente a fidelização de clientes e com isso tenha uma rentabilidade maior.

Consumidores fidelizados significa um negócio mais rentável, ou seja, eles continuarão comprando de forma recorrente e indicando novos consumidores de forma orgânica para o seu negócio.

Portanto, para manter uma boa rentabilidade do seu negócio é importante que você estabeleça um atendimento diferenciado.

Enfim, manter um atendimento diferenciado e uma comunicação de destaque, sem dúvida, poderão ajudar a aumentar os lucros do seu negócio.

Fórmula Negócio Online

Conclusão

Em resumo, para definir seu público-alvo e sua persona é importante fazer uma pesquisa de mercado para ter uma coleta ampla de dados.

O mais indicado é começar estudando seu público-alvo, logo, isso lhe ajudará a ter uma visão do negócio e a delimitar os consumidores que comprarão seus produtos ou serviços.

Se você deseja criar estratégias de marketing digital, a persona irá lhe entregar melhores resultados que utilizar o público-alvo.

Enfim, as vantagens de ambos são diversas, desde trabalhar a linguagem correta até escolher o conteúdo que você irá disponibilizar.

Por fim, lembre-se que cada nicho tem as suas particularidades quanto a definição dos conceitos.

Espero que tenha gostado e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *