Storytelling – A Jornada

Você já ouviu falar em Storytelling? Sabe exatamente a relação que ele tem com seu negócio online?

Neste artigo vou te contar o que é storytelling e sua importância.

Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma marcante.

Traduzindo, “story” significa história e “telling”, contar.

O que é Storytelling?
O que é Storytelling?

Storytelling é uma arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando técnicas de persuasão.

Utilizando elementos específicos como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem que contenha início, meio e fim para contar uma história de forma marcante.

Produtores de cinemas e muitos empreendedores digitais utilizam em seus roteiros a principal forma do storytelling que é a jornada do herói.

Vamos entender um pouco mais utilizando por exemplo o personagem Sr. Frodo da saga Senhor dos Anéis.

Storytelling na Teoria
Conheçendo Storytelling na Teoria

Storytelling na Prática

A saga Sr. dos Anéis foi um grande sucesso de bilheteria onde o personagem Sr. Frodo viveu a jornada do herói.

O personagem principal do filme Frodo, vivia uma vida comum no condado, entretanto, ele não imaginava que iria viver uma grande jornada e viver uma grande transformação.

Depois, ele foi chamado para viver uma aventura, foi convocado para levar o anel até sua destruição e passou por várias aventuras durante a saga.

Após iniciar sua jornada saindo do condado, ele teve um encontro com seu mentor Gandalf, também conhecido como “cinzento”, responsável em guiar e preparar o nosso herói.

Na caminhada para destruir o anel, o personagem passa por vários testes e provações, logo, ele define quem são seus amigos e seus inimigos durante a saga.

Storytelling Testes e Provações
Storytelling Testes e Provações

Após definir quem são seus amigos e inimigos, é chegada a hora de enfrentar o desafio final, que é a chegada em Mordor e toda a cobiça gerada pelo poder do anel.

Logo após de enfrentar o desafio final, é chegada a hora de receber sua recompensa, que no caso de Frodo é a libertação da terra média.

Após derrotar Sauron de uma vez por todas, é hora de retornar para casa onde o Sr. Frodo e Sam são resgatados por águias gigantes.

Depois do seu retorno ao condado, Frodo vive uma vida nova e passa a ter uma nova visão do mundo, em seguida, ele faz uma narrativa de toda sua jornada.

Resumindo a jornada do herói

Em resumo, a jornada do herói é espelhada na dificuldade de qualquer pessoa e o que mais cativa é a bravura como enfrentamos nossos medos e a forma como buscamos nossos objetivos no dia a dia.

Assim que funcionou a história do filme Sr.Dos Anéis e também é assim que funciona na maioria dos filmes, séries e novelas.

Portanto, você precisa apenas conhecer os aspectos da sua história e saber como você vai encaixar na sua narrativa.

Encontre histórias na sua vida que você estava numa situação difícil, passou por uma virada e saiu transformado do outro lado.

Todos nós passamos por isso diariamente.

Meu Storytelling

Eu Sidclei Dias, vivia uma vida que não era tão feliz no meu trabalho, foram 23 anos no mundo corporativo e vivendo na zona de conforto.

A grande virada chegou no inicio da pandemia, quando fui demitido, passei por alguns momentos de dificuldade, tentei por alguns meses me recolocar no mercado e não consegui.

Fiquei um pouco perdido durante este período e achava que não conseguiria dar continuidade aos meus planos e a todo momento colocava minha idade como um impeditivo.

Durante este período, procurei alguma coisa para trabalhar em casa, queria ser dono do meu próprio negócio e foi quando conheci o empreendedorismo digital e o curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas.

A principio, foi tudo complicado, mas hoje vejo que consegui sair transformado do outro lado, assim como a história do sr. Frodo.

Esse é o resumo da minha história contada através dos passos da jornada do herói.

Conclusão

Storytelling é a sua capacidade de contar histórias que possam envolver seu público-alvo e despertar o interesse de viver aquela transformação também.

Portanto, os tópicos aqui abordados são recomendações que podem lhe ajudar a contar histórias, logo, não faça dessas recomendações uma receita de bolo.

Então, para montar seu storytelling, procure seguir alguns pontos:

  • Utilize Técnicas de SEO
  • Analise seus melhores conteúdos
  • Procure diversificar
  • Teste alguns formatos
  • Direcione seu público para ação CTA.

Por fim, utilize sua história para impactar pessoas e fazer com que elas se conectem cada vez mais com você e com seu conteúdo.

Espero que tenha gostado e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *