6 Tendências de Copywriting para 2023

Copywriting 2023
Copywriting 2023

Em primeiro lugar, é preciso saber que as tendências de copywriting mudam constantemente e influenciam a maneira como o mundo se comunica, interage com os produtos e usa seu tempo.

Copywriting não é exceção. A escrita que melhor envolve e atrai os leitores, juntamente com as oportunidades de escrita disponíveis, mudam com as novas tendências.

No entanto, para manter sua escrita relevante, você precisa estar ciente das tendências e como elas otimizam sua copy. 

Seja para conteúdo de marketing, discursos de vendas ou aumento do reconhecimento da marca, além disso, uma boa copy pode fazer a diferença.

Nesse sentido, mudanças passadas nas tendências de escrita levaram à escrita digital, ao uso de listas e a uma melhor pesquisa ao escrever.

Ou seja, manter-se engajado no copywriting requer não apenas o básico da escrita, mas também aprender com as tendências para melhorar sua escrita.

 

Por que as Tendências de Copywriting são importantes?

A Importância da Copywriting em 2023
A importância da Copywriting em 2023

Normalmente utilizado em planos de marketing , o copywriting molda como os clientes ou leitores vêem várias empresas e negócios.

Em outras palavras, fazem parte da criação de uma imagem de marca e da identificação de uma voz que atraia o público-alvo.

Por exemplo, copywriting para divulgação de infoprodutos precisa ser informativo e moderno, enquanto que, copywriting promovendo uma padaria local pode ser mais coloquial. 

As tendências de copywriting ajudam a identificar a voz da marca que mais atrai os clientes e a escrita com a qual eles costumam se envolver.

Além disso, seguir e participar das tendências, leva a uma exposição mais eficaz para sua escrita.

Do mesmo modo, garante que você canalize seus esforços como copywriter para os aspectos de sua copy que causam maior impacto nos clientes.

Quais são as 6 Principais Tendências de Copywriting para 2023?

Ao olhar para exemplos atuais de copywriting bem-sucedidas, essas tendências surgem de forma consistente.

Nesse sentido, Incluí-las em sua copy pode melhorar seu engajamento e expandir seu alcance, otimizando o trabalho que você está criando.

A grande maioria estão vinculadas a outras tendências de marketing ou criação de conteúdo, mostrando como eles alcançam várias áreas e como sua escrita pode beneficiá-las. 

A evolução do copywriting no marketing digital
Copywriting: Se você não dominar essa estratégia vai ficar para trás

SEO

Quando os usuários tem perguntas, produtos ou tópicos que desejam saber, sua primeira parada geralmente é em um mecanismo de pesquisa.

O Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, fornecendo aos usuários páginas da web relevantes de seus termos de pesquisa. 

Nesse sentido, sua copy precisa de SEO para que suas páginas sejam exibidas nos resultados de pesquisa. Isso canaliza mais usuários para suas páginas.

SEO usa palavras-chave contidas em sua copy para associar aos termos de pesquisa e aumentar a posição de uma página da web nos mecanismos de pesquisa.

Além disso, as ferramentas de SEO fornecem listas de palavras-chave para incluir em sua copy, além de otimizar seus títulos para os mecanismos de pesquisa. 

Pesquisa por Voz

O surgimento de ferramentas de pesquisa por voz como Siri e Alexa mudou a maneira como os consumidores pesquisam produtos e serviços.

Estima-se que até 2025, cerca de 75% dos lares terão um alto-falante inteligente, ou seja, aumentando a acessibilidade e o uso da pesquisa por voz.

Da mesma forma, os smartphones também possuem recursos de pesquisa por voz, promovendo o uso sem as mãos nos mecanismos de pesquisa.

No entanto, será necessário analisar como as palavras utilizadas poderão soar por meio de pesquisas de voz, logo, isso aumentará a importância da escolha certa de palavras-chave.

Isso muda a forma como os usuários irão abordar sua copy, o que significa que a aparência e o formato de sua escrita terão menos impacto. 

Ao mesmo tempo, ao invés de títulos e cabeçalhos serem focados em palavras-chave, será preciso enquadrá-los como frases comuns que os usuários usam em pesquisas por voz.

Desta forma, sua copy fica mais compreensível, sem depender de dicas visuais que os pesquisadores por voz não conseguem interpretar. 

Mídias Sociais

O crescimento da copywriting nas redes sociais
Social Media: Uma das principais tendências de Copywriting 2023

Muitas plataformas populares vem e vão. No entanto, as mídias sociais estão conosco há anos.

Ou seja, todo mundo tem suas contas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Não há como escapar de sua influência em tudo, desde o que compramos, até o conteúdo com o qual as pessoas se envolvem.

As mídias sociais são essenciais para o crescimento de qualquer copywriter, além disso, elas permitem que você fique atualizado com as novas tendências.

Cada plataforma de mídia social tem diferentes públicos e preferências, logo, fazer uma extensa pesquisa sobre as tendências para cada plataforma é fundamental.

Por exemplo, os usuários do Twitter preferem um tom mais casual, que seja curto e conciso.

Pense em suas legendas do Instagram como posts curtos de blog. Mantenha seus parágrafos curtos e vá direto ao ponto.

Afinal, ninguém quer ler um romance enquanto percorre seu feed.

Por outro lado, o Linkedin, é uma plataforma profissional para líderes empresariais que geralmente requer uma linguagem mais formal. No entanto, você pode manter um tom amigável enquanto é profissional.

Dessa forma, o rastreio das redes sociais deve fazer parte da sua estratégia no marketing digital.

Além disso, a pesquisa irá lhe indicar tópicos, frases e tipos de marketing que poderão ser úteis para você criar sua copy.

Podcasts

Primeiramente, não é novidade que cada vez mais os consumidores estão se envolvendo com conteúdo de áudio, exigindo um estilo diferente de copywriting para alcançá-los.

Atualmente, o Brasil é o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts, aponta pesquisa recente do Ibope em parceria com a Globo.

O consumo de podcasts teve seu ápice na pandemia: de 2019 a 2020, o país ganhou 7 milhões de ouvintes acima dos 16 anos.

Portanto, adaptar sua copy para podcasts pode criar um novo canal para atrair pessoas.

Podcasts também dependem menos de copy escrita e mais de roteiros. logo, familiarizar-se com esse tipo de copy e escrevê-lo fornece novas habilidades que são procuradas para comercialização produtos.

Assim como na copy escrita, dividir o conteúdo em listas pode tornar o tópico mais fácil de seguir e mais atraente para os clientes.

Conteúdo para Blogs

Artigos para blog são a faculdade do copywriter
Blogs: Converta Palavras em Dinheiro

Uma das melhores maneiras de ganhar experiência como copywriter é escrever artigos para blogs.

Devido ao SEO e à pesquisa de palavras-chave, a escrita de artigos é uma das ferramentas de marketing mais populares.

Seja um post curto de 300 palavras ou um artigo com 2.000 palavras, os blogs oferecem aos copywriters muita variedade e uma chance de aprender mais sobre o mundo do marketing.

Ao escrever blogs para o seu negócio, há alguns fatores a serem considerados:

  • Use voz ativa sempre que possível.
  • Mantenha os parágrafos curtos e fáceis de ler. Formato de leitura online.
  • Mantenha-o simples e prático. Evite palavrões e forneça conselhos práticos aos seus leitores
  • Sempre inclua uma chamada para ação como sua conclusão. Forneça uma maneira para os seus leitores entrarem em contato com você.

Depoimentos

Ao criar confiança com os clientes, compartilhar depoimentos pode ser uma ferramenta interessante.

Os depoimentos, vem de seus clientes atuais ou de clientes anteriores, bem como parceiros de negócios. Cada depoimento conta uma história do seu produto ou serviço.

Os depoimentos contribuem para a imagem da marca, destacando elementos notáveis do negócio que os clientes devem conhecer.

Quais Tendências Você está utilizando?

Por fim, acompanhar as tendências pode fornecer informações sobre o que funciona bem e para onde está indo o futuro do copywriting.

Algumas tendências poderão exigir novas habilidades.

No entanto, isso torna sua copy mais adaptável para uma variedade de projetos e atrai leitores sem esforço adicional da sua parte.

 

Acompanhar todas as tendências pode ser difícil e levar a mudanças constantes na sua escrita.

Entretanto, escolha as tendências que mais se aproximam do modelo de escrita que você gosta de fazer, isso pode ajudar sua copy a obter mais sucesso.

Por último, avalie os modelos de copy que seus concorrentes estão utilizando, isso pode lhe mostrar quais tipos são necessários para você aplicar no seu negócio; ajudando você a levar sua copy para o próximo nível.

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Obrigado e até o próximo artigo.