Como Vender Pelo INSTAGRAM?

Aprender como vender pelo Instagram não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Utilizar essa rede social do jeito certo como estratégia de negócio é relativamente fácil.

Como Vender Pelo INSTAGRAM?

O Instagram é uma rede social e, como tal, foi criado especialmente para gerar relacionamento entre pessoas por meio de fotos e vídeos.

Atualmente, empresas, negócios e empreendedores que não possuem presença online acabam não conseguindo ter resultados financeiros expressivos.

Traduzindo em números, o Instagram é a 4ª rede social mais utilizada no Brasil, com aproximadamente 99 milhões de usuários. (Cuponation)

São milhões de usuários ativos diariamente, milhares de pessoas interagindo ao mesmo tempo com publicações que consideram relevantes.

Desta forma, disponibilizar informações relevantes para o público se torna uma tarefa obrigatória para que você possa criar engajamento e atrair seguidores para o seu perfil.

Descubra neste artigo como vender pelo Instagram utilizando 7 estratégias que considero fundamentais para você começar a colocar em prática hoje mesmo.

Como Vender Pelo INSTAGRAM?

1. Crie uma Conta Comercial

Se você utiliza as redes sociais para promover produtos ou serviços, é indispensável que você crie uma conta comercial nas plataformas que oferecem essa possibilidade.

No Instagram, apenas com uma conta comercial você tem acesso a dados como alcance, engajamento e impressões das suas publicações. Além disso, você terá acesso a outras análises que mostram quem são seus seguidores (gênero, idade, localização e dias e horários em que mais acessam).

Estas informações serão um grande diferencial para você conhecer seu público-alvo e ter alguns insights de como mantê-lo interessado no que você tem para oferecer.

Ou seja, com uma conta comercial, você consegue ativar recursos diferenciados no Instagram que irão lhe ajudar a vender pela rede social, como o criador de anúncios e o Instagram shopping.

Com a conta comercial criada, é hora de otimizar sua bio.

Agora, é hora de caprichar na foto de perfil, colocar todas as informações relevantes que seu público precisa saber sobre você, seus contatos e site.

Atualmente, o Instagram só permite que você adicione apenas um link dentro da sua bio.

Agora, se você possui muitas informações para passar ao seu público, sugiro criar uma página dentro de um domínio próprio e disponibilizar este link na sua bio.

2. Produção de Conteúdo

É provável que você já tenha ouvido falar na importância da produção de conteúdo dentro do marketing digital.

Então, sem dúvida é uma estratégia muito poderosa que pode trazer resultados incríveis para o seu negócio, por este motivo, é uma das estratégias mais utilizadas no Instagram.

Conteúdo é a base de todo negócio seja digital ou físico, em outras palavras, é a maneira mais fácil de vender pelo Instagram sem precisar ser inconveniente com seus seguidores.

Portanto, oferecer um conteúdo relevante, algo que realmente gere valor para o seu público é fundamental. Além disso, aumenta sua audiência e cria maior engajamento do seu público com suas postagens.

A produção de conteúdo é aquele tipo de problema que todo mundo quer ter, afinal, o retorno compensa totalmente os seus esforços.

3. Interaja Com Seus Seguidores

O objetivo principal de marcar presença nas redes sociais deve ser a interação com os seus seguidores.

O segredo para aumentar o número de seguidores, cliques qualificados em seus links e aumentar a quantidade de visitantes em suas páginas é a interação.

Ou seja, procure sempre responder os comentários que são feitos em suas postagens e nas postagens de pessoas que você está seguindo.

Como Vender Pelo INSTAGRAM?

Incentive a interação com as próprias ferramentas que o Instagram disponibiliza, como stories e enquetes.

Lembre-se que, o número de seguidores é importante, quanto mais pessoas estiverem interessados no seu conteúdo, maior será o alcance que o Instagram dará para suas postagens.

Portanto, a melhor forma de vender pelo Instagram é produzindo conteúdo de qualidade e incentivando a interação dos seus seguidores com seus posts.

4. Consistência

Não menos importante, um dos segredos para ter sucesso nas redes sociais é ser consistente, ou seja, postar com frequência para que sua audiência não se esqueça de você.

Você já ouviu aquela frase “quem não é visto não é lembrado”?

Então, no Instagram ela continua funcionando muito bem. As pessoas não costumam comprar de quem elas não conhecem.

Ou seja, publicando posts regularmente, você cria uma relação de confiança com seus seguidores.

Em resumo, crie um calendário de postagens, e siga rigorosamente, pois sua audiência ficará aguardando seu conteúdo.

5. Aproveitando os Recursos

Procure utilizar os recursos que são disponibilizados pelo Instagram, faça uso dos stories, reels e IGTV, para publicar seus conteúdos, com certeza, eles irão lhe ajudar a vender pelo Instagram.

Estes recursos são os que mais engajam seguidores, são ferramentas ideais para colocar a criatividade em jogo e destacar seus produtos e serviços.

Quanto mais você estiver presente, mais chances você tem de o seu público visitar o seu blog, clicar nos seus links e assistir seus vídeos.

Use o stories para falar dos bastidores do seu negócio ou para compartilhar suas conquistas.

Utilize as hashtags do seu nicho em todas as suas postagens, desta forma, seu conteúdo ficará marcado e poderá aparecer quando alguém realizar uma pesquisa sobre o assunto.

Utilize o IGTV para divulgar vídeos motivacionais, ou utilize este recurso para convidar seus seguidores para conhecerem seu canal no Youtube e assistirem o conteúdo completo na plataforma.

6. Análise da Concorrência

Analisar seus principais concorrentes é fundamental para que você tenha uma noção dos assuntos que eles estão abordando e quais estão apresentando melhores performances de engajamento.

Procure abordar os mesmos assuntos, entretanto, crie suas próprias postagens.

Em resumo, o foco não é apenas observar as ações do concorrente e acompanhar as tendências do mercado, mas também analisar a reação do público e gerar insights que possam ser utilizados na sua estratégia.

7. Feed Organizado

Em primeiro lugar, procure criar um layout atrativo para suas postagens, utilize imagens que combinadas com seu layout chamem atenção do seu público.

Utilize uma ferramenta de edição que possa lhe poupar tempo, neste caso, sugiro que você utilize o Canva para fazer uma apresentação profissional.

Manter seu feed atualizado e atraente deve ser uma marca registrada do seu negócio, crie um layout que facilite a identificação do seu conteúdo com seu público, que seja sua identidade no Instagram.

Como Vender Pelo INSTAGRAM?

Conclusão:

Enfim, como você viu não é tão complicado criar e manter um perfil otimizado e profissional no Instagram.

Tenho certeza que, seguindo estes passos corretamente, em pouco tempo você verá o seu número de seguidores aumentar de forma consistente.

Espero que este artigo sobre como vender pelo Instagram possa ter lhe ajudado.

Mais uma coisa, se você está começando como afiliado e ainda não sabe os caminhos para fazer a primeira venda, clique aqui e veja todos os atalhos para começar a vender em poucos dias.

Espero que você tenha curtido este post.

Sidclei Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *