Um dos maiores desafios que afiliados iniciantes encontram é a montagem de uma estrutura completa de Marketing Digital para vender como afiliado.
A grande maioria chega até este mercado realizando pesquisas de como conseguir renda extra trabalhando na internet e, logo aparece o mercado de afiliados.
Vou te confessar uma coisa, quando eu iniciei achava que era uma coisa simples e por diversas vezes pensei em desistir.
Não é tão simples assim, como qualquer negócio é importante ter uma estrutura para ter algum retorno e, esse é o maior desafio que um afiliado iniciante pode encontrar.
Se você é um afiliado iniciante e não sabe o que é uma estrutura de Marketing digital completa, não se preocupe, eu vou te ajudar a entender.
Observe o fluxograma abaixo:
Ao preparar sua estrutura é fundamental que você procure gerar algo de valor para as pessoas que entram no seu funil de vendas, ou seja, você resolve o problema destas pessoas e em algum momento elas irão comprar algo de você.
Este post será de grande utilidade para você que está começando e sofre com aquela overdose de informações, ou seja, aprende muita coisa e não vê nenhum resultado.
Abaixo irei detalhar cada etapa da estrutura que apresentei no fluxograma acima para um melhor entendimento.
1 – Tráfego.
É a entrada de pessoas na sua estrutura. Consiste em atrair pessoas para conhecerem sua estrutura, e isso só é possível quando você consegue gerar tráfego, sem a entrada de novas pessoas na sua estrutura não existirá venda.
Existem duas fontes de tráfego: Pago e Orgânico.
Tráfego orgânico é quando você cria conteúdo através de um Blog, Youtube ou Instagram entre outros. Você cria conteúdo e gera o interesse de pessoas sem a necessidade de investir em tráfego pago como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Tráfego pago exige investimento em anúncios. Se você pretende agilizar a entrada de pessoas na sua estrutura, a melhor opção é investir em tráfego pago.
Antes de realizar qualquer campanha com anúncios pagos, sugiro que você se aprofunde neste tema para evitar perder dinheiro. Neste caso eu indico que você conheça o Método Turbo Tráfego.
2 – Página de Captura
A função do tráfego basicamente é atrair pessoas para uma página de captura e normalmente nessa página você oferece algo gratuito em troca do e-mail da pessoa.
Aqui no expediente extra oferecemos um e-book em nossa página de captura após o cadastro do e-mail.
Uma vez que a pessoa deixa seu e-mail, você faz o direcionamento dela para uma página de vendas através do seu link de afiliados.
No curso Fórmula Negócio Online você aprende um passo a passo em como preparar suas iscas digitais, vale a pena dar uma conferida.
Lembre-se de entregar algo verdadeiramente de valor em suas iscas digitais.
3 – Página de Vendas
Com certeza você já se deparou com uma página de vendas na internet, essencialmente a estrutura de uma página de vendas é bem simples, ela é composta por uma headline, um vídeo de apresentação do produto e um botão de chamada para ação.
Enquanto a pessoa é direcionada para a página de vendas, é importante avisar que a recompensa que você prometeu foi enviada para o e-mail dela, enquanto isso, faça um convite para ela assistir o vídeo de vendas.
4 – Sequência de E-mails
Um dos pontos mais importantes dentro da sua estratégia no Marketing Digital é a utilização do e-mail marketing.
Após a pessoa se cadastrar na sua lista de e-mail, o primeiro e-mail a ser enviado deve conter a recompensa prometida em troca do cadastro do e-mail.
Por exemplo, ao deixar seu e-mail na página de captura do expediente extra, o e-mail com o e-book está programado para ser enviado após cinco minutos. Neste período convido que assistam o vídeo de vendas do produtor ao qual direcionei meu público alvo.
Ainda falando da sequência de e-mails, os demais e-mails deverão conter conteúdo de qualidade para fidelizar a abertura do seu contato.
Basicamente você prepara seu público alvo com conteúdos de qualidade e no último e-mail você faz uma chamada para ação.
Neste caso, ofereça alguma recompensa irresistível, utilizando o gatilho mental de escassez você fará um alerta a pessoa que se ela não realizar a compra naquele momento ela irá perder os bônus que você está oferecendo.
Isso funciona e muito, pode acreditar.
Neste caso, a estratégia é após o último e-mail direcionar a pessoa novamente para a página de vendas do produtor e converter em uma venda.
Para ter sucesso com a utilização do e-mail marketing é fundamental que você contrate uma plataforma de envio automático, aqui no expediente extra trabalhamos com a Leadlovers, na minha opinião é a melhor plataforma de e-mail marketing disponível no mercado.
Hoje na data que estou escrevendo este post, o custo mensal da Leadlovers é de R$ 197,00. Enquanto que o plano anual sai por R$ 154,00.
Para ter sucesso neste negócio, será preciso realizar algum investimento, existem plataformas gratuitas, porém, elas limitam a quantidade de e-mails disparados no mês, isso pode ser um problema para seu negócio.
5 – Remarketing
Após completar todo ciclo dentro da sua estrutura, vai ocorrer pessoas que visitam novamente a página de vendas e não realizam a compra e, neste caso você entra com remarketing.
A forma mais fácil para fazer remarketing é através o Facebook Ads, se você optar em não utilizar o remarketing na sua estratégia, saiba que está deixando dinheiro na mesa.
Afinal, quanto custa essa estrutura?
Assim como qualquer empresa, a montagem de uma estrutura completa requer um certo investimento.
Quando falo em investimento falo em ter uma boa plataforma de e-mail marketing, ter um blog de boa qualidade para atrair pessoas para o seu funil de vendas e investimentos em tráfego pago, isso tudo vai depender de quanto você quer investir no seu negócio.
Posso lhe garantir que não são valores absurdos, e que o investimento em estrutura será recompensado.
Se você deseja ser um empreendedor digital, em algum momento você terá que fazer algum investimento, seja financeiro ou de tempo para colocar tudo funcionando 24h por dia.
Sidclei, posso iniciar sem investir nada?
Pode, mas o retorno será mais longo.
Se no fundo você não tiver condições de investir em um estrutura completa, você pode iniciar sem gastar nada.
Neste caso, minha sugestão é que você utilize o Instagram e o Youtube como fonte de tráfego para seu negócio digital, porque sem tráfego não existe venda.
Você irá precisar enviar pessoas para uma página de vendas através do seu link de afiliado, então será preciso ter uma boa estratégia na utilização destas ferramentas.
Procure focar em conteúdo de qualidade.
O problema em começar sem uma plataforma de e-mail marketing é que você perde a rastreabilidade quando uma pessoa não finaliza uma compra.
Se você tem a possibilidade de começar investindo em uma estrutura profissional completa, tenha certeza que irá economizar tempo e dinheiro.
Finalizando, a medida em que for aprendendo coisas novas, sugiro que você coloque em prática imediatamente.
Espero que tenha gostado deste post e, até a próxima.
Abraços,
Sidclei Dias